Livros Essenciais Para Fotógrafos

4min de leitura

Pensando em ajudar meus alunos de fotografia resolvi montar uma lista com alguns livros para aprimorar suas habilidades fotográficas ou simplesmente para se inspirar, confira essa lista de recomendações. Cada um desses livros oferece algo único e valioso para os fotógrafos, seja através de técnicas de captura de imagem, composição ou histórias de sucesso de profissionais da indústria.

Obs: Por se tratar de autores estrangeiros, alguns títulos não estão disponíveis em nosso idioma ou contém diferença de títulos devido a tradução. Procure pelo nome dos autores mencionados. Não se prenda a um título específico, todos os autores desta lista são ótimas referências. 

"A Fotografia Como Arte: A História da Fotografia, Desde o Seu Início Até o Presente" de Michael Langford: Este livro oferece uma visão geral da história da fotografia, desde os primeiros experimentos até os dias atuais. É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em fotografia, pois ajuda a compreender o contexto e o desenvolvimento da arte da fotografia ao longo dos séculos.

A História Por Detrás Das Imagens: 50 fotos ícones: Hans Michael Koetzle: O livro apresenta a história por detrás das 50 fotografias ícones, com detalhes e curiosidades. Nascido em 1953, Hans é um escritor e jornalista freelancer de Munique, concentrando-se principalmente na história e na estética da fotografia. 

"O Guia Definitivo de Técnicas Fotográficas" de Scott Kelby: Se você está procurando por um guia prático de técnicas fotográficas, este é o livro para você. Ele abrange tudo, desde a configuração de sua câmera até a edição de imagens no computador. É um recurso valioso para qualquer fotógrafo, independentemente do seu nível de experiência.

"Tête á Tête" de Henri Cartier-Bresson: Fotojornalista e desenhista francês. Especialista em fotos de rua, mas tendo trabalhado com maestria em todo tipo de fotografia.

"A Arte da Fotografia de Rua" de Joel Meyerowitz: Se você está interessado em fotografia de rua, este é um livro que não pode faltar na sua biblioteca. Ele apresenta uma seleção incrível de imagens de rua de um dos mais respeitados fotógrafos de rua da história, junto com dicas e técnicas valiosas para tirar fotos incríveis nas ruas.

Compreendendo a exposição "Como Tirar Ótimas Fotos Com Qualquer Câmera" de Bryan Peterson: Fotógrafo comercial de sucesso. Seus clientes incluem American Express, Kodak, UPS, Phillips e Citibank. Além disso, ele recebeu prêmios do Communication Arts Photography Annual sete vezes.

"A Fotografia Como Arte de Composição" de Harald Mante: A composição é um elemento-chave da fotografia e este livro oferece uma visão aprofundada sobre o assunto. Ele explora diferentes técnicas de composição e como elas podem ser usadas para criar imagens mais impactantes.

"Annie Leibovitz At Work" de Annie Leibovitz: Suas fotografias foram publicadas em vários livros e foram usadas em muitas campanhas publicitárias. Leibovitz foi a primeira mulher a receber uma exposição individual no National Portrait Gallery em Washington, DC.

"Luz, Câmera, Ação: Histórias de Sucesso de Fotógrafos Famosos" de Elizabeth Avedon: É um livro escrito por Elizabeth Avedon que apresenta entrevistas com fotógrafos famosos de todo o mundo. O livro oferece uma visão íntima das carreiras e processos criativos dos fotógrafos, bem como insights valiosos sobre o mundo da fotografia. As entrevistas incluem fotógrafos renomados como Richard Avedon, Cindy Sherman, Helmut Newton e muitos outros. O livro é um recurso valioso para aqueles interessados em fotografia e na história da arte da fotografia.

"Uma Abordagem Pessoal à Expressão Artística: A Arte da Fotografia" de Bruce Barnbaum: Se você gosta de fotografar paisagens, este livro é uma ótima opção. Ele oferece uma variedade de dicas e técnicas para capturar imagens de paisagem incríveis, incluindo como escolher o melhor local, horário e condições climáticas para suas fotos.

"Genesis"de Sebastião Salgado: Fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Sebastião Salgado nasceu no dia 8 de fevereiro de 1944 em Aimorés, Minas Gerais, Brasil. Vive em Paris.

"Fotografia de Retrato: A Arte e a Técnica" de Peter Hurley: A fotografia de retrato é uma habilidade valiosa para qualquer fotógrafo e este livro oferece uma variedade de dicas e técnicas para tirar fotos de retrato incríveis. Ele também explora questões importantes, como iluminação, composição e conexão com o modelo.

"A Bíblia da Fotografia Digital" de Scott Kelby: Este é outro livro escrito por Scott Kelby que é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em fotografia digital. Ele oferece uma ampla variedade de dicas e técnicas para ajudá-lo a tirar fotos incríveis com sua câmera digital.

"Leia isto se quer tirar fotos incríveis de Gente" de Henry Carroll: Ideal para usuários de qualquer câmera com um conhecimento básico de alguns fundamentos fotográficos, este livro mostra as técnicas essenciais de fotografar pessoas, seja na rua, em casa ou no estúdio.

"Fotografia de Moda: A Arte e a Técnica" de Lindsay Adler: A fotografia de moda é uma área emocionante e criativa da fotografia e este livro oferece uma visão aprofundada sobre o assunto. Ele explora tudo, desde a preparação de um ensaio de moda até a edição de imagens e trabalho em equipe com modelos, stylists e outros profissionais da indústria.

"Poses para modelos e fotógrafos: Pose!: 1.000" de Mehmet Eygi: Um ótimo livro abrangendo uma ampla gama de poses e variações de como posar em um layout visualmente dinâmico e de fácil acesso. Um livro ideal para para ter como referências de poses. 

Espero que essa lista de recomendações de livros para fotógrafos tenha sido útil e lhe dê algumas ideias para aprimorar suas habilidades e conhecimentos ou quem sabe, simplesmente presentear um amigo fotógrafo. 

Boa leitura!




Livros Essenciais Para Fotógrafos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Livros Para fotografos

Quem viu também curtiu

Ensaio Fotográfico: Como se Preparar Para a Sessão de Fotos? 

Como Ter Poses Incríveis Para Suas Fotos: Dicas para Arrasar nos Ensaios Fotográficos!  

Celebrando Momentos Inesquecíveis: Reviews dos Nossos Queridos Clientes